quinta-feira, 23 de julho de 2009

Imagem chocante!!!

Estas imagens são chocantes.....

É de arrepiar

Temos que ver pra crer....O impacto ambiental reflete em todos, mesmo nos que não os admitem em sua vida.

http://www.ecoblogs.com.br/2009/05/21/imagens-incriveis-e-chocantes-da-poluicao-pelo-mundo/

sexta-feira, 5 de junho de 2009

No Dia do Meio Ambiente, pare, pense e transforme seus hábitos de consumo.



SÃO PAULO - Nesta sexta-feira (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Coincidentemente, em 2009, este será o quinto dia útil do mês, o que significa pagamento para boa parte dos brasileiros.

Na opinião da diretora de estudos e pesquisas do Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, em vez de sair por aí gastando o salário com tudo o que tiver vontade, as pessoas devem aproveitar a data para repensar os hábitos de consumo e passar a consumir de forma consciente, contribuindo, dessa forma, para a preservação do planeta e da conta bancária.

"As pessoas precisam aprender o que é consumir de forma consciente. Muitos só se preocupam com o descarte de embalagens e produtos, mas o ato de consumir com responsabilidade começa já quando pensamos em comprar", diz.

Na hora das compras

De modo geral, diz Valéria, as pessoas devem sempre refletir sobre a necessidade daquilo que pretendem adquirir, pois, muitas vezes, compra-se mais do que precisa, causando desperdício e gastos desnecessários.


Além disso, é importante observar a procedência do produto e comprar não só pelo preço, ou pela marca, mas também pela qualidade, considerando sempre a relação custo e benefício.
Para quem quer se transformar em um modelo quando o assunto é consumo, veja algumas dicas da diretora do Procon e da organização não-governamental Greenpeace.


No supermercado


Não saia de casa sem uma lista de compras e observe bem a quantidade necessária daquilo precisa adquirir. Dê preferência aos produtos locais e, no caso de frutas e legumes, aos da época.


Alimentos orgânicos são sempre a melhor opção, mas, se não for possível comprar tudo orgânico, que tal adotar ao menos um produto na sua lista de compras? Leia rótulos e veja o que está consumindo e não se envergonhe de perguntar ao fornecedor a procedência da carne ou de qualquer outra coisa que estiver comprando. Ele tem obrigação de lhe responder.


Na hora de ir embora, retire sua sacola da bolsa e use o mínimo possível de sacolas plásticas . Além de ajudar o meio ambiente, não utilizá-las, em alguns estabelecimentos, pode até diminuir o valor das suas compras.


Comprando roupas ou móveis


Fique atento à procedência do que está adquirindo, pesquise se a empresa preza pela sustentabilidade, se há a preocupação com o meio ambiente em todos os estágios da produção.


No caso de roupas, cosméticos e afins, evite as peles e as empresas que utilizam plantas e animais em extinção como matéria-prima. Se vai comprar móveis, veja se há o selo FSC, que é a garantia de que a madeira utilizada não veio de desmatamento.


Nas atividades domésticas e na hora do lazer


Consumo consciente também é importante em casa e na hora do lazer. Com hábitos corretos, é possível, inclusive, diminuir gastos com as contas domésticas, como luz, água, entre outros.


Neste sentido, procure instalar a geladeira ou o freezer em um local ventilado e longe do fogão e sempre evite abrir as portas sem necessidade. Acumule várias peças de roupas para passar de uma só vez e não utilize o ferro de passar quando outros aparelhos domésticos estiverem ligados.
Para iluminar a casa, dê preferência à luz natural. À noite, use lâmpadas fluorescentes. Coloque uma garrafa pet na caixa de água do vaso sanitário (se houver). Isso diminui a quantidade de água utilizada.


Na hora do lazer, repense o que realmente significa esta palavra e opte por descansar, estar perto de amigos e familiares. Conheça os parques da sua cidade, faça piqueniques com as crianças (mas nada de copos ou pratos descartáveis), passeie de bicicleta. São programas baratos e ecologicamente corretos.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA


Amanhã é o dia internacional do meio ambiente e este promete ser um marco no quesito de preservação.
Um dos eventos mais esperados é a estréia do filme "Home-Nosso planeta, nossa casa", que será lançado em 54 países simultaneamente movendo uma campanha mundial de mobilização. Além disso, a disponibilidade será tanto no cinema, como na televisão, CD e DVD.

Eu vi o trailer e já me emocionei......

Vale a pena conferir



quarta-feira, 20 de maio de 2009

10 dicas fáceis de colocar em prática


1) Consuma alimentos da estação e dê preferência aos orgânicos

2) Evite pegar sacolas plásticas desnecessariamente

3) Imprima e-mails e documentos somente quando necessário

4) Procure comprar produtos perto de onde são fabricados

5) Mais da metade do que você joga fora pode ser reciclado

6) Dê preferência a guardanapos e toalhas de pano

7) Dê preferência a produtos com pouca embalagem ou embalagem econômica

8) Utiliza calculadoras e lanternas que possam funcionar com energia solar ou dínamo

9) Procure comprar produtos de empresas que adotem práticas socioambientais corretas

10) Pegue mais carona, invista em transporte alternativo, se precisar mesmo do carro, compre carro flex ou que utilize etanol.
Quem tiver mais idéias, deixe uns coments que eu vou adicionar aqui!!!
Um bjinho verde pra todos ; )

terça-feira, 19 de maio de 2009

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 01 A 05 DE JUNHO DE 2009


Galera, vai aí um toque....A semana do meio ambiente vai de 01 a 05 de junho.
Cada comunidade terá seus eventos e também haverão eventos tradicionais.
Fiquem atentos às atividades próximas de você e participem.
Vale a pena conferir as notícias no Green Sense



Qualquer novidade deixe uma postagem e compartilhem conosco

Um bjinho verde

Separando o lixo


Estou muito contente. Já faz quase uma semana que comecei a separar o lixo e me sinto muito bem. O volume de lixo em minha casa diminui, e ainda encontrei mil e uma utilidades para diversas coisas ao invés de dispensá-las. No fim de semana levarei o saco com os materiais para separar nas lixeiras correspondentes e a pequena vai junto. Aprender desde cedo que preservar faz bem.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ser exemplo para os futuros!!!!


Eu quero ser um exemplo para minha filha!

Na nossa cidade existem pontos de coleta e pesquisando descobri três bem próximos da minha casa....

Chega de preguiça, vou começar hoje mesmo a separar o lixo!!!

Um bj na consciência de todos

ECOBAG


Sempre falo e ouço falar também, que precisamos mudar o mundo. As coisas estão ai para serem feitas e oportunidades não faltam para contribuirmos com a preservação dos recursos naturais.
As sacolinhas de plástico por exemplo, demoram 500 anos para se decompor! (Diário do Grande ABC)
Mas não é que eu tenho três sacolinhas ecológicas em casa, uma inclusive que comprei, e sempre esqueço de usar?
O bem contagia e as boas atitudes também.
Vi no Blog "Familia verde"http://colunas.crescer.globo.com/blogvidaverde/page/2/, um post sobre traçar objetivos. Ora ou outra eu acabo fazendo algo parecido, mas hoje vou traçar objetivos específicos à preservação do meio ambiente


NÃO VOU MAIS ESQUECER MINHA ECOBAG...É O NÚMERO UM!!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Alimentação saudável


Até que ponto é de responsabilidade da sociedade e do governo, influenciar na alimentação de nossos jovens, implementando uma educação alimentar através de proibições?
Pobre daquele que se enfurece com uma atitude tão inteligente de proibir que nossas crianças sejam criadas com alimentações tão pobres em nutrientes e vitaminas. A conscientização de uma alimentação balanceada e uma dieta saudável vem de berço, mas vem também de cultura e a cultura quem faz é a sociedade.
Sendo do governo a responsabilidade dos prejuízos, principalmente no setor da saúde, que uma população obesa pode causar, é de sua obrigação também, a implantação de medidas de prevenção.
O brasileiro é inteligente, mas não usufrui de seus conhecimentos para cuidados com a saúde. É preferível gastar rios de dinheiro para curar algo que poderia ter sido evitado se ingeríssemos os nutrientes suficientes para conservação de nossa saúde, ou mesmo em muitos casos morrer destes males por falta de condições financeiras para custear o atendimento médico tão caro nesse país?
Uma frase bíblica “Diz-me com quem andas e dirti-ei quem tu és” pode ser bem aplicada neste caso com uma pequena substituição “Diz-me o que tu comes e dirti-ei quem tu és”. Os alimentos são à base do bom funcionamento de nosso organismo e já foram infinitamente comprovados seus benefícios. A vida corrida e o excesso de tarefas diárias têm de ser deixado de lado. A saúde é de cada um e é uma questão de definir prioridades.
Estejamos abertos a conscientização de uma educação alimentar, e deixemos bons frutos ao planeta futuro. Esta é a melhor forma de conscientização de preservação do meio ambiente, pois é através do conhecimento de seus benefícios ao homem que se entende a necessidade de preservar e proteger os nossos recursos naturais.
De nada adianta preservarmos o planeta, se nossos filhos não souberem a real necessidade dessas medidas. Não souberem o mal que uma alimentação desregulada pode causar e principalmente que não é preciso ser radical para ser saudável. Mas vale lembrar que a proibição sem conscientização não surte um bom resultado e acaba gerando uma revolta e uma vontade maior de consumir o que é proibido. Não basta proibir ou punir, temos que ensinar.

Confira a reportagem do jornal "O Globo" no link http://oglobo.globo.com/sp/mat/2009/04/17/sao-paulo-proibe-venda-de-coxinhas-doces-refrigerantes-em-escolas-755322256.asp

Até a próxima

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pessoas,
Deem ("Meu Mundinho" tá por dentro da nova ortografia) uma olhada neste site...Assim que possível postarei aqui o que penso

http://www.salveaselva.org/protestaktion.php?id=390

um bj galera e vamos em frente!!

Byeee

INAUGURANDO


Mais uma entre tantos idealistas, inicio aqui este "espaço verde digital"!
Uma fonte informativa das melhores notícias ambientais e pró-verde, do mundo todo.

Sejam bem-vindos.

Dê o primeiro passo para a mudança e desencadeie uma sequência de boas ações!

Um grande beijo